Pesquisa do Expresso Feminino

10 de novembro de 2009

Carta de apresentação

por Flávia Pantoja Strafacci

A 'carta de apresentação' é, como o nome diz, a sua apresentação profissional que antecede o currículo. Se você procura um cargo numa empresa pode utilizá-lo para chamar a atenção do RH para ler seu currículo. Já quando a empresa solicita que a carta seja anexada ao currículo ela pretende que o candidato explicite seus diferenciais e o cargo que almeja.
A carta de apresentação deve ser usada:
1. para o envio indiscriminado de currículo;
2. no envio do currículo para uma empresa sem saber se existe vaga para o seu perfil profissional;
3. no caso em que a empresa exige expressamente que o candidato anexe a carta no currículo;
4. para o encaminhamento do currículo para determinado segmento de empresas ou para vaga específica, ambos os casos sem retorno.
Como prepará-la?
Utilize linguagem simples e objetiva, procurando não se prolongar. Lembre-se: você está se apresentando, o currículo com todos seus dados esmiuçados estão anexados à carta, portanto, não há motivo para um texto longo. Três parágrafos é o ideal para se escrever a carta; atenha-se a uma página no máximo. Seja interessante para que o RH tenha interesse em ler sua carta e, posteriormente, seu currículo.
Não cometa assassinato da língua portuguesa em uma carta de apresentação e, obviamente, use linguagem formal... Formal não é rebuscada! Formal é não usar palavras coloquiais, escrever como se fosse para um blog, para uma amiga, ou um email.
Jamais fale algo que seja negativo, use só o que for promissor a você. Claro que isso não significa você se mostrar a ‘melhor’ e mais isso ou aquilo... por favor, se elogie com modéstia!
Uma carta serve para você se apresentar de forma peculiar, uma chance de se mostrar para quem vai te avaliar. Então não use frases feitas ou de uso comum. Mostre sua inteligência sendo criativa.
Dados para a carta:
1. Nome da pessoa (ou departamento) identificada no anúncio. Se não souber quem vai ler a carta, use “prezado(a) senhor(a)”.
2. Nome do cargo da pessoa.
3. Nome da Empresa.
4. Informação do código ou do nome do cargo pretendido.
5. Resposta direta à pessoa ou departamento identificado no anúncio;
6. Primeiro parágrafo – Como este introduz o texto da carta, procure ser criativa para chamar a atenção, mostrando interesse e motivação para trabalhar na empresa.
7. No segundo, demonstre que entende o desafio e objetivos de quem ocupará o cargo, para isso, ressalte aquilo que tem de melhor: podendo ser a formação acadêmica, principais qualificações, idiomas ou outros cursos, vivência internacional, pode dizer que tem disponibilidade para viagens e mudança de cidade. Enfim, neste parágrafo, você capricha para vender seu peixe!
8. No terceiro parágrafo, continue relatando seus pontos fortes, como conquistas na sua carreira, habilidades que você tem para ocupar a posição; indique algum conhecimento da atividade desenvolvida pelo potencial empregador e de sua vontade e capacidade para crescer junto com a empresa.
9. Encerre se colocando à disposição para uma entrevista, use, formalmente, o “atenciosamente”, nome, sobrenome, telefone, celular, email, assine a carta e torça para que ela chame a atenção e faça o cara lá do RH leia seu currículo!
Leia o texto muito bom sobre Carta de apresentação: http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=1504
Modelos de carta: http://static.scribd.com/docs/ehlezz7bwh750.swf?INITIAL_VIEW=90
Ah! Importante informá-las, para quem tem insegurança de fazer sozinha, que existem sites especializados em fazer cartas de apresentação, assim como currículos, pela internet. Você faz cadastro, seu pedido, envia seus dados profissionais, efetua o pagamento e eles desenvolvem uma carta para você.



Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!