Pesquisa do Expresso Feminino

10 de novembro de 2009

Como criar um bom currículo

por Flávia Pantoja Strafacci

A dica mais útil para preparar um currículo é achar o equilíbrio. Não pode ser muito longo, cheio de detalhes que nem sempre são importantes, mas também não pode ser medíocre.
O ideal é prepará-lo com apenas as informações necessárias, de forma objetiva! Por favor, meninas! Se puder dizer em uma palavra, utilize-a, se puder dizer em uma frase, prefira uma a três. E, se tiver algo bem interessante que possa valorizar o trabalho que procura, deixe num tópico à parte.
A importância de o texto ser objetivo e curto, é que, nos dias de hoje, ninguém tem tempo ou interesse para ler currículos com dez páginas a não ser que você possua tantos fatos importantes que as ocupem. Se você só possuir dados interessantes que ocupem uma página, é melhor escrevê-los em uma do que ficar ‘enchendo lingüiça’.
Também é importante descartar fatos que não interessam em nada para aquele emprego especificamente. Se você possui muitas experiências de emprego, tente preparar currículos personalizados, para cada situação, evitando criar um currículo único para todo tipo de emprego e empresas.
Afinal, não interessará a um escritório advocatício que você vendeu bijuterias por seis meses, certo? A não ser que você faça com que essa informação seja interessante, colocando, por exemplo, na parte adicional, que você sabe lidar com pessoas, pois teve essa experiência (nesse caso, nem precisa dizer por quanto tempo). Ou seja, utilize seus dados de forma a te valorizar e não o contrário.
Observação importante: siga os esquemas prontos com tópicos que devem ter num currículo, mas lembre-se – caso não tenha informações de algum tópico, basta excluí-lo. E é melhor eliminar os dados que você não domina do que informar ‘falo pouco inglês’, por exemplo.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!