Pesquisa do Expresso Feminino

14 de fevereiro de 2010

Amigo

por Flávia Pantoja Strafacci

Ps.: figura retirada do orkutei.com
“Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração (...)” (Canção Da América; Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento).
Uma bênção de Deus são os amigos. Amigos são irmãos que escolhemos, são a família com sangue diferente. Pessoas que acabam cruzando nosso caminho deixando um rastro de aprendizado. Deixam um pouco deles com a gente e levam um pouco da gente com eles.
Alguns poucos permanecem para sempre em nossas vidas, outros aparecem em uma fase da vida e depois somem assim como surgiram, geralmente esses foram colocados em nosso caminho realmente para aquele momento.
“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso” (Charles Chaplin).
Temos amigos ótimos para farrear e amigos melhores para os momentos depressivos. E há ainda aquele amigo especial que estará ali não importa se você tiver sorrindo ou chorando, esse é para todas as horas!
Não devemos confundir amigo com colega. Colega é apenas um conhecido que passa a conviver com mais frequência com a gente por alguma circunstância da vida, mas não aprofundamos essa convivência e geralmente não podemos confiar tanto nessa pessoa. “A gente não faz amigos, reconhece-os” (Vinícius de Moraes).
Mas temos amigos que parecem ser colegas que são realmente amigos. Aquelas pessoas que aparentam não ligar muito, que não estão sempre presentes e que aparecem mais quando há festas e eventos. Estes poderão surpreendê-la (o), pois, em algum momento de sua vida, se revelará mais amigo do que muitos amigos que estão sempre ao seu lado.
Tem aquele amigo que é tão amigo que acaba se confundindo com parente. É aquele que entra na sua casa sem marcar hora, sem pedir licença, abre sua geladeira, deita com pé sujo na sua cama, usa o banheiro e nem dá descarga, se mete onde você nem queria que se metesse e rola até briga. Você não briga com seus pais e irmãos? Pois é! Esse amigo ficou tão íntimo que vocês acabam sendo família a ponto de brigarem por besteira.
Convivência é assim: difícil e invasiva, acabamos brigando mesmo com pessoas que convivemos na intimidade. Mas esses são os melhores amigos, geralmente esses tendem a permanecer na nossa vida, a não ser que tenhamos confundido colega com amigo e permitido que um colega tivesse essa intimidade em nossa casa, o que é um perigo!
Seja qual tipo de amigo você possui, agradeça a Deus se tiver um deles. Colegas nós temos (e devemos ter) vários. Conhecidos mais ainda. Mas amigos são poucos mesmo, pois são poucas pessoas conseguem nos enxergar verdadeiramente e aceitar como somos (mesmo cheios de defeitos).
Domingo agora é dia 14 de fevereiro, dia da amizade. Se você tem uma amiga (o) que está longe ou faz tempo que não se falam, ou mesmo aquela (e) que está aboletada (o) agora mesmo em sua casa, lembre-se de dar um abraço (mesmo que virtual) nela (e) e dizer o quanto ela (e) é importante para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!