Pesquisa do Expresso Feminino

6 de setembro de 2020

7 de setembro - Independência do Brasil

 Por Flávia Pantoja Strafacci 


        Brasil se torna independente de Portugal, deixa de ser uma Colônia. O nosso Brasil, repleto de riquezas e formado por uma pluralidade de povos e culturas... uma mistura incrível, um país com povo mestiço.

       Muitos perguntam se nosso país tem jeito, se um dia viveremos num país sem corrupção, se iremos aprender a não usarmos o conhecido “jeitinho brasileiro”... Acho que a pergunta está sendo feita de forma invertida... o certo seria perguntar se nós brasileiros temos jeito.

        Cada um de nós formamos o país. É nossa responsabilidade o que aqui acontece: como vivemos, o que aceitamos, o que queremos para os nossos filhos...

       Uma vez escrevi que devemos criar um filho melhor para o Mundo e não tentar querer um mundo melhor para nossos filhos. A lógica aqui é a mesma... e novamente vem de forma invertida... Ora, não se pode ter um país melhor, um mundo melhor sem pessoas melhores. 

       Então pergunte a si mesmo: o que faço por um país melhor? Como estou criando meu filho? Sou um bom cidadão? Estou criando meu filho como um bom cidadão? E ser um bom cidadão não se trata de apenas seguir as leis, pagar impostos e esperar que, num passe de mágica, o Estado faça o resto. 

        Se deseja uma rua limpa, comece não sujando, siga limpando e termine cobrando que todos também os façam... e essa lógica prossegue para tudo na vida. Se quer que não exista corrupção, não dê jeitinhos, não aceite jeitinhos e denuncie os jeitinhos... são esses pequenos atos de “arrumar” as coisas de forma meio duvidosa que prospera a corrupção. 

       Ser um cidadão consciente é também ter noção de que a mídia, os políticos e professores não vão fazer todo trabalho por você. Busque você estudar, entender como seu país se formou, quem participou dessa formação, assim você conseguirá entender bem mais quais são os interesses por trás de muitas ações e também perceberá de que lado você está, e entenderá bem mais sobre política.

       Sim, um cidadão consciente deve tentar entender de política pois, sem isso, quando você vota, seu voto é baseado em fatos superficiais, em pessoas que você nem procurou saber quem são de verdade... e esse é o maior erro que um ser social pode cometer: votar sem a devida consciência. Não acredite numa promessa de campanha, no político que seu vizinho ou professor indica. Você, com seus princípios, com seus desejos deve procurar o candidato que te agrada. A internet tem tudo sobre  todo mundo, basta fazer uma busca mais cuidadosa e mais antiga sobre essa pessoa para você ter certeza se deve votar nela. 

        Enfim, dê o seu melhor para o seu país, ensine seu filho a amar a pátria e cuidar dela como se cuida de seu lar. Só assim seremos um país melhor. E viva o nosso Brasil!


Para saber mais sobre a independência do Brasil, assista: 

Independência ou morte - Brasil Paralelo (Canal do YouTube)

Alexandre Garcia também fala da Independência em seu canal no YouTube: Há 198 anos, Leopoldina decretou a Independência do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!